Pesquisa da Federação das Indústrias aponta queda de emprego e renda em Juripiranga

Publicado em quinta-feira, setembro 1, 2016 · Comentar 


Juripiranga-PBO município de Juripiranga amarga baixo índice de desenvolvimento no quesito emprego e renda. Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias apara avaliar o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) revelou que a cidade ficou no módulo de baixo desenvolvimento (inferiores a 0.4 pontos), conseguindo apenas 0.373. Em 2001, o índice de emprego e renda vinha em crescimento, atingindo o índice de 0.423.

Em emprego e renda, o índice leva em conta o quanto a cidade gera de empregos formais, sua capacidade de absorver a mão de obra local, quanto de renda formal é gerada, os salários médios e a desigualdade social. A pesquisa revelou que o índice de emprego e renda vem apresentando queda em Juripiranga ao longo dos anos.

Criado pelo Sistema FIRJAN para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de Educação e Saúde básicas e de Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. Em sua nova edição – com base em dados oficiais de 2013, últimos disponíveis – o estudo traz comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta da deterioração do cenário econômico.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1). Foram avaliados 5.517 municípios, que abrigam 99,8% da população. Ficaram fora do índice cinco cidades criadas recentemente, que ainda não possuem dados suficientes para análise, e 48 que não declararam ou possuem informações inconsistentes.

Da Redação
Do ExpressoPB

Comentários