Câmara de Bananeiras repudia matéria veiculada em portal que destrata atuação do lesgislativo

Publicado em terça-feira, agosto 30, 2016 · Comentar 


Ofarol-BananeirasEm virtude de uma matéria veiculada no “Portal O Farol – jornalismo justo e com ética” é que a Assessoria da Legislativa da Câmara Municipal de Bananeiras (CMB) torna público o seu repúdio a matéria, a qual trata de maneira desdém os Vereadores desta Casa de Leis quando utiliza termo “internetês” e transmite inverdades, evidenciando assim a não credibilidade de um jornalismo justo e ético.

O portal supracitado em nenhum momento entrou em contato com a Assessoria da CMB para obter informações das atuações dos Vereadores ou ainda não realizou ao menos uma busca na ferramenta “Google” para obter informações concernentes a Legislatura 2013-2016, que se assim tivesse realizado iria dispor de informações universalmente acessíveis e úteis.

A CMB ao longo dos anos tem sido composta cada vez mais por Vereadores que possuem atributos necessários para o desempenho de suas funções e estes estão exercendo o seu mandato com maestria. Analisando as atuações no quadriênio (2013-2016) observamos que os representantes do povo estiveram sempre empenhados, discutindo, elaborando e ainda votando projetos que foram transformados em leis, sendo estas do total interesse do município.

Além dessa atribuição não faltaram fiscalizações quanto a utilização do dinheiro público realizada pelo prefeito, de modo que avaliaram incessantemente os orçamentos do município sejam através de Audiências Públicas ou ainda recebendo e apurando denúncias.  Em termos práticos, no primeiro biênio da atual Legislatura, a Câmara elaborou Resoluções que em muito beneficiam desde os Servidores da CMB até a sociedade, proporcionando assim um avanço no âmbito do serviço público, dentre tais ações destacamos o convênio firmado com Instituições de Ensino para fins de Estágios Curriculares.

Uma outra aproximação foi o ato de instituir o Jornal Oficial do Poder Legislativo de Bananeiras, o qual tem por finalidade de tornar público os atos da Câmara Municipal de Vereadores. Uma das mais marcantes ações refere-se a Semana Legislativa da Câmara Municipal, a qual proporciona eventos de caráter administrativo, legislativo, de formação profissional para servidores e ainda cultural.

No início do último biênio, o Presidente da Casa Odon Bezerra foi o responsável pela redução do recesso parlamentar da CMB, sendo assim o menor do Estado da Paraíba e ainda um dos menores recessos do país.   Ainda vislumbrando uma maior aproximação entre o Legislativo e a sociedade bananeirense, atendendo a lei da transparência, que o sítio eletrônico da CMB foi implantado, noticiando e disponibilizando via rede mundial de computadores todas as notícias do Legislativo.

Ainda buscando uma melhor aproximação que a Presidência proporciona a população a comodidade de acompanhar semanalmente as Sessões da Casa Odon Bezerra via transmissão através das rádios locais e dos portais eletrônicos. Após a realização de uma pequena retrospectiva, observamos que projetos relevantes foram tratados desde o ano de 2013, representando assim avanço da classe política dos Vereadores da cidade quando trataram temas preocupantes na sociedade atual bem como as possíveis mudanças e melhorias.

A política pública inclusiva foi amplamente aplicada no quadriênio, desde a Criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher até mesmo a política de inserção do Jovem no mercado de trabalho quando através de um Projeto de Lei do Vereador Guga Aragão criou mecanismos que autorizam a contratação de meio de transporte, incentiva a geração de emprego e renda para os jovens bananeirenses.

Em um comparativo com a Legislatura (2009-2012), observamos que foram discutidos e aprovados 114 projetos que foram sancionados e que foram transformados em Leis, o que na última Legislatura, apenas nos últimos três anos somam um TOTAL DE 153 LEIS de total interesse do município.

A última legislatura (2013-2016) foi campeã em ouvir as sugestões da população, de modo que sempre desempenharam o seu papel e levaram até à Prefeitura as necessidades da população, rendendo assim um total de 455 REQUERIMENTOS nos últimos três anos e ainda 14 Audiências Públicas até este ano.

Nesse sentindo, críticas construtivas são sempre aceitas, mas matérias deturpadas ou ainda tendenciosas não são aceitas pelo Poder Legislativo Municipal, uma vez que esta Legislatura foi uma das mais atuantes senão a mais atuante da Casa Odon Bezerra.   Por fim, a Assessoria encontra-se a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos no que se referir a Câmara Municipal de Bananeiras e ainda sobre as atuações dos Vereadores.

Da Redação
Com Assessoria Câmara Municipal de Bananeiras
Via Focando a Notícia

Comentários