Caos e progresso: Brasil treina na bandeira com Neymar, Jesus e Luan

Publicado em domingo, julho 24, 2016 · Comentar 


Visão aérea do treino da seleção olímpica mostra desenho da bandeira no gramado (Foto: Divulgação CBF)

Visão aérea do treino da seleção olímpica mostra desenho da bandeira no gramado (Foto: Divulgação CBF)

Se o treino deste sábado tivesse um nome, seria esse. O Brasil treinou dentro de sua bandeira na Granja Comary. As fitas de Rogério Micale, já tradicionais na preparação da equipe para a Olimpíada, desenharam algo muito parecido com o principal símbolo do país: um losango de área a área com o círculo central no meio. As estrelas, claro, eram os jogadores.

De um lado, Neymar, Gabriel Jesus e Luan. Do outro, Gabriel. Foi a primeira vez que o técnico começou uma atividade com o gremista entre os titulares e o santista entre os reservas.

Os 11 da equipe principal eram Fernando Prass, Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Thiago Maia, Rafinha e Felipe Anderson; Luan, Neymar e Gabriel Jesus.

Por que caos em vez de ordem? É claro que o técnico quer um time organizado, mas estimula, no que chama de “terço final” do campo, o setor ofensivo, um caos com movimentação entre os atacantes.

Durante a semana, Luan mostrou habilidade especial para pressionar e desarmar os zagueiros da equipe reserva. Talvez por isso tenha sido “promovido” neste sábado, quando, mais uma vez, o treinador exigiu que seus jogadores não permitissem aos adversários saírem jogando.

E por que o losango? Ele isola uma área nas laterais defensivas, por onde normalmente os times saem jogando. E quando a bola cai ali, o Brasil pretende uma blitz para roubar a bola, já no campo de ataque, e impedir que ela saia daquele espaço.

Depois da primeira pausa, Gabriel substituiu Felipe Anderson no time titular, e Micale, como tem feito diariamente desde terça-feira, observou quatro atacantes juntos: o santista, Luan, Gabriel Jesus e Neymar, este sempre pelo lado esquerdo.

Na terceira parte do treino, Micale mexeu bastante: Prass, William, Marquinhos, Luan e Zeca; Rodrigo Dourado, Walace e Rafinha; Gabriel, Neymar e Gabriel Jesus.

A CBF abriu a Granja Comary aos torcedores, que se deleitaram com fotos e autógrafos dos jogadores. À tarde, eles ficarão na academia e piscina, e voltarão ao gramado às 9h deste domingo. Antes, ainda na tarde deste sábado, Rodrigo Caio e Felipe Anderson darão entrevistas.

Da Redação
Com Globo Esporte

Comentários