Como aproveitar os festejos juninos sem deixar a saúde e a dieta de lado?

Publicado em domingo, junho 19, 2016 · Comentar 


Viva-São-JoãoO mês de junho chegou e junto com ele as tradicionais festas juninas.

Sendo uma das mais populares no país e principalmente aqui no nordeste, os festejos trazem consigo as delícias típicas da culinária desta época. Dentre elas: canjica, pamonha, mungunzá, milho cozido ou assado, pé-de-moleque, cocada, arroz doce, paçoca, bolos (milho, mandioca ou coco), tapioca, quentão, maçã do amor, cachorro-quente, etc.

Com tantas opções fica difícil resistir e manter uma dieta saudável mediante a tentação dos arraiás e festejos.

Mas calma! Para tudo se tem um jeito! E sim, você pode saborear as delícias das festas juninas sem descuidar da dieta e da saúde.

Primeiramente, é bom esclarecer que a maioria das preparações possui em sua composição ingredientes gordurosos e ricos em açúcar como o leite de coco, a manteiga ou a margarina, o coco, o creme de leite, o leite condensado e o próprio açúcar, que acabam elevando o teor calórico delas.

Alimentos como o milho, o amendoim, a abóbora e o arroz não oferecem tantos riscos quando são ingeridos sozinhos, porém quando associados a esses ingredientes podem prejudicar sua dieta.

Vale salientar que é fundamental escolher alimentos de boa procedência, verificando a qualidade principalmente dos naturais e frescos antes da elaboração das preparações, bem como o prazo de validade e embalagem daqueles industrializados.

Para preparações caseiras, atentar-se a higiene do local, a aparência, o odor e o sabor da comida e a limpeza de quem serve o alimento. Além disso, os alimentos devem ficar cobertos para evitar que bactérias se alojem.

Para não errar e aproveitar os festejos, o segredo é não exagerar!

Uma das melhores dicas para não se arrepender no outro dia após a comilança é fazer um pequeno lanche mais saudável antes de sair de casa, assim quando for saborear as comidas típicas, não irá exagerar.

Outra dica é começar pelos alimentos mais salgados, já que estes geralmente são ofertados em maior quantidade e costumam ter opções mais saudáveis como o milho assado ou cozido, a pipoca salgada, o pinhão, o caldo verde e o quentão.

Como a maioria das festas acontece à noite, também se pode substituir o jantar pelas preparações salgadas. Claro que sem exagero! Escolha no máximo duas opções para saborear.

No momento da escolha dos doces como sobremesa opte por porções menores, escolha apenas um tipo e faça sua degustação. Os doces mais frescos são as melhores opções como a canjica e o arroz doce. Se preferir a cocada ou o pé-de-moleque, consuma um pedaço pequeno.

A tabela abaixo mostra a quantidade calórica de algumas das comidas típicas juninas:

Fonte: Mais Equilíbrio

Fonte: Mais Equilíbrio

TROCAS INTELIGENTES

Para quem gosta de modificar ingredientes e deixar as preparações numa versão mais saudável é possível trocar:

– Açúcar por adoçante artificial culinário;

– Leite integral pelo leite desnatado;

– Arroz (para o arroz doce) pelo arroz integral;

– Quentão pelo vinho quente (pode-se fazer uma versão sem álcool e trocar o açúcar refinado por adoçante);

– Recheios calóricos para tapioca por queijos brancos;

– Substituir o cachorro quente completo por espetinhos de carne ou frango.

Evite exagerar na manteiga sobre a pipoca e na espiga de milho quentinha.

Cuidado com o sal!

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DE ALGUMAS PREPARAÇÕES

O caldo verde tem couve na receita, sendo ótima fonte de cálcio, importante nutriente para a saúde óssea.

O milho fresco cozido ou assado é uma excelente fonte de energia, vitamina A, C, folato, ferro e fibras, que auxilia no bom funcionamento do intestino. Além de ser de fácil digestão está presente em diversas receitas como pipoca, canjica, bolo, sucos etc.

O pinhão garante saciedade por ser rico em gorduras monoinsaturadas, associadas com níveis mais baixos de colesterol, além de cálcio, magnésio e fibras.

O vinho quente  possui propriedades funcionais para o organismo e se consumido com moderação pode proteger o coração contra doenças vasculares, além de aumentar as taxas de HDL (colesterol bom) no sangue.

A batata doce é rica em carboidrato que fornece energia, além de conter beta caroteno que ajuda a evitar alguns tipos de câncer.

Portanto, lembre-se que a única atração das festas não é a comida. Aproveite e curta os festejos, dance a quadrilha, divirta-se e gaste energia, participe das brincadeiras e com equilíbrio e moderação tenha uma ótima Festa Junina! Beijos da nutri! 😉

Fernanda Marinho
Bacharel em Nutrição pela
Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Comentários