‘Semana do Bebê 2016’ teve resultados positivos em João Pessoa

Publicado em quinta-feira, junho 2, 2016 · Comentar 


Marmuthe na Semana do Bebe 02O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), autor da Lei Municipal 1.018/2015, que instituiu a ‘Semana do Bebê’ no calendário oficial de eventos da capital paraibana, comemorou os resultados expressivos e positivos do evento, realizado, de 23 a 29 de maio, pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Instituto Intercement, Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Unimed João Pessoa e Conselho Regional de Nutrição da 6° Região.

“Em 2015 apresentei um Projeto de Lei instituindo a ‘Semana do Bebê’ em nossa cidade, propondo o envolvimento da população nas discussões em torno deste tema. São ações integradas, em diversos setores de nossa cidade, voltadas para a primeira infância. Com uma eficiente estratégia de mobilização social de gestantes, pais, profissionais de saúde e assistência social, a ‘Semana do Bebê’ já tem seu lugar cativo no calendário da cidade, com o objetivo de tornar prioridade o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos”, lembrou Marmuthe, que é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Metodologia e resultados

Nesta edição mais recente da ‘Semana do Bebê’ em João Pessoa, as atividades foram descentralizadas e ocorreram nos territórios onde tem cobertura dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência em Educação Infantil (CREIs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), atendendo cerca de 5.000 famílias (3.725 participantes diretos e cerca de 12.000 indiretos), com o envolvimento de centenas de profissionais das áreas da saúde, educação, assistência e desenvolvimento social.

Os CRAS, CREIS e USFs atuaram juntos e com ações envolvendo as redes nos territórios, com a participação da sociedade civil organizada em atividades como: palestras sobre os cuidados com o bebê; rodas de diálogo com gestantes e profissionais de saúde e assistência social; sessões de cinema com crianças, sobre alimentação saudável; oficina de Shantala e de estimulação em crianças com microcefalia; curso de Urgência e Emergência pediátrica; e cirandas de serviços em diversos bairros da cidade.

“A ‘Semana do Bebê’ também foi pensada para estimular que outras instituições públicas, além da Prefeitura Municipal, bem como instituições privadas, realizem atividades socioeducativas e de saúde. E para nossa alegria isso vem ocorrendo aqui em João Pessoa. Então, fico feliz em participar e colaborar todo ano com esta causa nobre, que vem reduzindo as taxas de mortalidade infantil e fazendo a diferença na vida de muitas famílias pessoenses”, finalizou Marmuthe.

Da Redação
Com Assessoria

Comentários