Governo visita escolas e alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em quarta-feira, maio 18, 2016 · Comentar 


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), visitou, na tarde desta terça-feira (17), o Lyceu Paraibano levando informação para alunos e professores sobre a violência sexual que acomete crianças e adolescentes de todas as classes sociais. A ação faz parte das atividades alusivas ao18 de maio, Dia Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantojuvenil. Nesta quarta-feira (18) as atividades acontecem no Colégio Olivina Olívia, pela manhã, e à tarde haverá mobilização no Ponto de Cem Réis.

Durante a visita ao Lyceu Paraibano, além de vídeo educativo passado pelas técnicas da Sedh,Camila Rolim e Taíza Gomes, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Disque Estadual 123, que atende a todo tipo de direito violado, de forma sigilosa e as principais formas de exploração sexual.

Mobilização – Nesta quarta-feira pela manhã, a visita será ao Colégio Olivina Olívia e à tarde, o Governo do Estado, por meio da Sedh, participa de mobilização, às 14h, organizada pela Rede Interistitucional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi), no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa.

Na sexta-feira (20), durante todo o dia, haverá o Workshop sobre “Prevenção da Violência Sexual contra criança e adolescente: Estratégia e Prática Lúdico-Pedagógica” para profissionais da educação, assistência social e saúde.

As atividades realizadas seguem em todo o Estado, por meio dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas Pólos Regionais e Municipais), escolas públicas e privadas, entidades que lidam com crianças e adolescentes, além dos conselhos tutelares e de direito.

Projeto Interventivo – A iniciativa teve início durante o mês de março quando técnicos da Sedh iniciaram visitas aos Creas Pólos Regionais e Municipais atingindo os 223 municípios da Paraíba para apresentar o Projeto de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Projeto, que tem caráter interventivo, faz parte da Campanha “Seu Silêncio Marca a Vida de uma Criança”. Nas redes sociais, a ação ganha visibilidade com as hashtags #NãoTáTranquilo, #NãoTáFavorável.

O objetivo do Projeto foi convidar os profissionais para que realizassem mobilizações durante o mês de maio, atingindo assim a população para que todos juntos enfrentem a problemática que atinge todas as classes sociais. Também foi disponibilizado no site da Sedh material educativo para ser utilizado pelos profissionais como forma de auxiliar nas atividades desenvolvidas.

Da Redação
PBAgora

Comentários