Novo ministro da Educação, Mendonça Filho é vaiado e chamado de golpista no MEC

Publicado em sexta-feira, maio 13, 2016 · Comentar 


MENDONCA FILHO - foto - Midia NinjaO novo ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho (DEM-PE), foi recebido com vaias durante sua apresentação no palácio do Planalto, nesta sexta-feira (13). Os manifestantes são contrários à fusão da pasta de Cultura com a de Educação. “O MinC é grande e não dá pra extinguir”, gritavam os manifestantes que também portavam cartazes contra as mudanças.

Desde que a junção dos ministérios foi anunciada, setores da sociedade civil, especialmente os ligados à classe artística, criticaram fortemente a iniciativa. O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas declarou que os esforços feitos em prol do desenvolvimento econômico ficarão “sem efeito para o conjunto da população se não considerar os aspectos culturais do desenvolvimento”.

“Enquanto a maior parte do mundo caminha para pensar a cultura como estratégica para o desenvolvimento das nações, não podemos caminhar num sentido diferente. Por mais que se tenha que replanejar os investimentos no país, a Cultura precisa ser colocado num outro patamar, posto que o investimento não realizado em cultura hoje terá um alto custo para o país posteriormente. A Cultura é que nos torna realmente humanos, o que nos tira da barbárie”, diz o texto do manifesto.

Da Redação
Com Brasil 247

Comentários