Em um mês e 13 dias a PB já registra 188 assassinatos, 4,27 homicídios por dia

Publicado em segunda-feira, fevereiro 15, 2016 · Comentar 


homicidios2-300x203Quando o assunto é violência, há os que preguem que a Paraíba não é tão violenta e até os que digam que a imprensa é sensacionalista, exagerada e provocadora de um clima de insegurança.

O que não é compreensível, é saber que algumas cidades ou regiões do estado, é considerada por organismos internacionais, como um dos mais violentos do planeta.

Em apenas 44 dias de 2016, o estado da Paraíba já contabiliza 188 assassinatos. Os crimes aconteceram em todas as regiões do estado e ao contrário do que pregam algumas autoridades, muitas vítimas são pessoas inocentes, sem qualquer envolvimento com o mundo do crime.

Pelo menos cinco agentes de segurança, dentre eles, três policiais militares, foram mortos este ano no estado. Outro fato marcante, é o assassinato de quinze mulheres, dentre elas, uma grávida de sete meses. Crianças e idosos, também figuram na lista das vítimas paraibanas em 2016

Segundo o levantamento do Mapa da Violência 2015, a Paraíba é o quinto estado em número de mortes a cada 100 mil habitantes no Brasil. Os dados fazem parte do estudo “Mortes Matadas por Armas de Fogo”, divulgado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). De acordo com os dados, 33 homicídios a cada 100 mil habitantes ocorreram no estado em 2012, quando segundo a secretaria de segurança do estado, ocorreram 1542.

Além disso, João Pessoa figura no ranking como a terceira cidade mais violenta do país, ficando atrás apenas  de Macéio e Fortaleza. A capital paraibana ficou entre as que tiveram “graves aumentos na década”, subindo 100,1% na taxa de óbitos por 100 mil habitantes por arma de fogo de 2002 para 2012.

Da Redação
Com Paraíba Geral

Comentários